quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO FOLIANDO COM ARTE NO CARNAVAL


I - Identificação:

1.Título do projeto: Projeto Foliando com Arte no Carnaval

2. Tema: História do Carnaval

3. Autores: Professora Eliane Silva Oliveira e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

4. Orientadora: Eliane Silva Oliveira

5. Parceria: Coordenadora Andréia Meneses

6. Unidade Escolar: Escola “Modelo 14 de Maio”

7. Série: 4º ano do Ensino Fundamental

8. Turma: A

9. Turno: Matutino

10. Período: 16 a 20 de fevereiro de 2009.



II.JUSTIFICATIVA:

Este projeto se justifica a partir da constatação de que o carnaval é uma espetáculo artístico e cultural que deve ser aproveitado de forma interdisciplinar, estimulando o poder criativo do educando. Aproveitando o período de carnaval e a proposta da coordenação pedagógica de realizarmos um baile de carnaval na escola, onde o 4º ano do Ensino Fundamental, série em que atuo, comporia um bloco de ANIMAIS DO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO. Elaborei este projeto, com o fim de resgatar a história do carnaval, através de atividades lúdicas e artísticas que façam os alunos despertarem o interesse pelos folguedos carnavalescos.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade de cada aluno, preparei atividades que incentivassem-nos a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.


III. OBJETIVOS:

• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas pelos mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Resgatar a história do carnaval de Cachoeira Dourada;

• Confeccionar máscaras carnavalescas e fantasias da flora e dos animais do cerrado em extinção com material reutilizável;

• Produzir textos: paródias com o tema: ANIMAIS DO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO a partir de marchinhas carnavalescas, relatórios e cartazes de propaganda ( texto informativo).


III. RECURSOS:

Áudios-visuais:

• CDS com músicas carnavalescas;
• Fichas xerocadas;
• Data show

Confecção de máscaras e fantasias:

· Cola

· Balões

· Tesoura sem ponta

· Jornais, livros e revistas velhos

· Serragem

· Tinta em diversas cores

· Pincel

· Papelão

· Papéis: color set e crepom

IV. DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Conversa inicial sobre o carnaval

2ª Etapa: Entrevistar os pais para saber sobre o carnaval de antigamente.

3ª Etapa: Comentar sobre o baile de carnaval que haverá na escola, e sobre o tema do nosso bloco.

4ª Etapa: Pesquisar quais são os animais do cerrado ameaçados de extinção.

5ª Etapa: Confeccionar máscaras dos animais do cerrado ameaçados de extinção e fantasias de carnaval

6ª Etapa: Ouvir e cantar marchinhas de carnaval;

7ª Etapa: Produzir paródia coletivamente com o tema: animais do cerrado;

8ª Etapa: Participar do baile de carnaval vestidos com as fantasias e mascaras confeccionadas e cantando a paródia produzida.

Avaliação:

A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua das habilidades artísticas. Levando em conta: Interesse, Freqüência, Participação nas atividades individuais e em grupo bem como o entusiasmo na participação do baile de carnaval.


CONCLUSÃO:

Este Projeto, foi concluído no dia 22 de fevereiro, com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula:
Paródia;
Cartazes;
Mascaras e fantasias.
Fechando toda a programação com desfile dos blocos carnavalesco e um baile de carnaval, onde todos nos divertimos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário