segunda-feira, 13 de julho de 2009

AULA PRÁTICA: PINDORAMA

1. Identificação
1.1 – Titulo da Aula Prática: Pindorama
1.2 - Tema: Dia do índio e Descobrimento do Brasil

1.3 - Nível de Ensino: ( X) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio: 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio

1.4 – Série: 3º ano Projeto Aprendizagem

1.5 - Período de realização: 16 a 27 de abril de 2008.

1.6 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Português:
- Leitura e escrita, interpretação, produção de texto, reconto.
Arte:
Música, desenho, escultura de argila, confecção de arco e flecha, etc.
Atuar e dramatizar música.
Matemática:
- Números naturais até 1500.
- Compor e decompor até 1200.
- Efetuar adições e subtrações com técnicas convencionais
- Ordenar acontecimentos
- Construir tabelas e gráficos
geografia:
- Paisagem natural e modificada, recursos naturais aproveitados pelo homem, transformações temporais no espaço de Cachoeira dourada.
História:
- Descobrimento do Brasil, os índios brasileiros, Os índios que viveram em nosso município.
- A composição do povo brasileiro.
Ciências:
- Relações dos seres humanos com a natureza, as plantas e animais que servem de alimento.
- Oceano Atlântico
1.7 - Professora da Aula Prática: Eliane Silva Oliveira
1.8 – Diretora: Sheila Aparecido Sousa
1.9 – Coordenadoras: Eunice Aparecida Nunes

2 – Objetivos:
2.1 – Objetivos da Aula Prática:
Ä Conhecer as características da cultura indígena: costumes, religião, vestuário, arte,etc.;
Ä Reconhecer através de estórias orais e lendas, a presença do índio Caiapó no município de Cachoeira Dourada;
Ä Perceber a importância da pesquisa no levantamento de dados;
Ä Levantar dados históricos;
Ä Estabelecer relação entre a cultura indígena e a nossa;
Ä Perceber as transformações ocorridas na natureza depois do contato do homem não-indio;
Ä Desenvolver a leitura e a escrita;
Ä Reconhecer as belezas naturais do território brasileiro;
Ä Conhecer a história do descobrimento do Brasil, levando em conta que os índios já habitavam o território.
Ä Identificar aspectos pertencentes a cultura indígena.


3 – Metodologia:
3.1 – Instrumentos e materiais utilizados:
Papel A4
Papel para dobraduras(coloridos.);
Figuras para colagem;
Lápis de cor e giz de cera;
Argila;
Tinta guache;
CD Palavra Cantada;
DVD Palavra cantada
Atividades xerocadas ou mimeografadas;
Garrafas pet;
Cola;
Tesoura;
Papelão;
Urucum;
Pedaços de madeira e palha de coqueiro;
Barbante;
Máquina fotográfica
Microssistem.
Livros para leitura: Pindorama, Pedro o menino navegador, O homem que Espalhou o Deserto, O ultimo broto,

3.2 – Procedimentos e atividades para realização da Aula Prática em sala e extra-classe:

Como o descobrimento do Brasil está atrelado a figura do índio, os eventos serão trabalhados paralelamente, interdisciplinarmente, seguindo os seguintes passos:

1º Passo – Trabalhar as acolhidas com músicas e cantigas. Exemplos: Indiozinhos, Pindorama, Os índios, etc.

2º Passo – Selecionar livros e textos relacionados ao tema, para serem lidos no momento de leitura;

3º Passo – Desenvolver as atividades de sala de formar interdisciplinar a fim de atingir os objetivos propostos.

4º Passo – Nas aulas de artes confeccionar cenários e objetos para apresentação.

5º Passo - Construir um roteiro para dramatização e filmagem do livro Pedro Menino Navegador e da música pindorama.

6º Passo – Culminância com uma mostra de cinema, para a comunidade.

Português/História/geografia:

- Ouvir a música Pindorama (CD Palavra Cantada) e em seguida promover um debate sobre a história do descobrimento do Brasil, na visão do homem não índio (português) e do índio;
- Discussão dirigida sobre o tema lido;
- Localizar informação explícita e implícita em textos;
- Identificar começo, meio e fim história ouvida;
- Completar palavras com sílabas faltantes;
- Completar texto com banco de palavras;
- Recontar textos lidos ou ouvidos e produzir textos.

Matemática:
- Resolução de problemas do cotidiano.
- representar, compor e decompor números que aparecem nos textos.
- Criar situação problema a partir de dados e fatos.
- Coletar dados para elaborar tabelas e gráficos.

Ciências:
- Identificar a origem dos alimentos consumidos pelos índios;
- Diferenciar a exploração da natureza feita pelos índios e os demais povos.
- identificar as partes das plantas

Arte:
- Confecção de:
Índios e portugueses com garrafa pet;
Confecção de caravelas com material reaproveitável;
Confecção de cenário com material reaproveitável.
- Dramatização da música Pindorama.


3.3 – Tempo de execução da Aula Prática:
A) Horas/ aulas em classe: 50 (duas semanas)
B) Horas/ aulas extra-classe: 5

3.4. Culminância:
Exposição de material produzido e dramatização para a comunidade escolar.

4. Conclusões:
4.1 – Conclusões obtidas sobre o Tema da Aula Prática:
Os alunos se interessaram muito sobre o tema, fazendo com que a aula prática fosse um sucesso.

5. Avaliação:
Através de observações contínuas, registros escritos e das atividades desenvolvidas dento e fora da sala de aula, pude perceber que a maioria dos objetivos propostos foram alcançados.

6. Bibliografia:
Revista, Projetos Escolares. Ano 1, nº 11, editora Casa da Arte.
Castanha, Marilda. Pindorama: terra das palmeiras. Belo horizonte: Formato Editorial, 1999.
Dreguer, Ricardo. Historia: ensino Fundamental. Ed. São Paulo: Moderna, 2001.



Vídeo: Pedro Menino Navegador

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