quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projeto: Cerrado Maravilhoso

Projeto: Cerrado Maravilhoso

I - Identificação:

1.Título do projeto: Cerrado Maravilhoso

2. Tema: O Bioma Cerrado

3. Autores: Professora Eliane Silva Oliveira e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

4. Orientadora: Eliane Silva Oliveira

5. Parcerias: Coordenadora Andréia Menezes

6. Unidade Escolar: Escola “Modelo 14 de Maio”

7. Série: 4º ano do Ensino Fundamental

8. Turma: A

9. Turno: Matutino

10. Período: 01/05/09 a 22/06/2009.

II - Justificativa:

Durante o carnaval nossa professora pediu que pesquisássemos sobre os animais do cerrado ameaçados de extinção, para confeccionarmos máscaras para nosso bloco: “Jeito Animal”. Descobrimos muitos animais do cerrado ameaçados. Mas ficou a dúvida: O que é realmente o cerrado?

III - Objetivos:

Conhecer o bioma cerrado.

Inferir sobre os motivos que levam a extinção dos animais do cerrado.

Entender porque as arvores do cerrado são tortas.

IV - Problematização

Ø Dúvidas

1. O que é o cerrado? E onde ele está localizado?

2. Porque muitos animais do cerrado estão desaparecendo?

3. Onde o cerrado está localizado?

4. Porque as árvores do cerrado são tortas?

Ø Certezas

Sabemos que:

1. A onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra são animais do cerrado;

2. Muitos animais do cerrado estão em extinção;

3. Temos que preservar os animais do cerrado;

4. No cerrado tem muitas arvores tortas;

5. Em Cachoeira Dourada tem cerrado.

V - Recursos necessários:

Papel , folha Chamex, lápis, lápis de cor, cola glitter, giz de cera, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, aparelho de som, computador, Internet, máquina fotográfica digital, roupas para apresentação teatral, máscaras.

VI - Metodologia:

Elaborar um quadro cognitivo, partindo dos questionamentos e anseios dos alunos.

A professora orientadora do projeto e a coordenadora pedagógica, reestruturarão as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do quadro cognitivo, farão a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo do 4ºano, consultarão livro didático verificando como ele também poderá ser utilizado e proporão novas ações a serem realizadas.

Ações planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.

1º- Leitura individual e em grupo dos textos e mapas do livro Geografia de Goiás, 4º ano ou 5º ano, de Ivanilton José de Oliveira e Tadeu A. Arrais:

  • Você conhece a vegetação nativa do estado de Goiás, p. 76 e 77;
  • Cerrado de Goiás, p. 78, 79 e 80.
  • Segredos do cerrado (poema), p.81

2º - Debate dirigido sobre os assuntos estudados nos textos anteriores.

3º - Pesquisa extra classe: Animais do cerrado ameaçados de extinção.

4º - Palestra com a polícia ambiental sobre a fauna do cerrado.

5º - Piquenique ecológico no bosque da Prainha, para observação das árvores nativas do cerrado e plantio de uma muda de Ipê no Bosque das Mães.

6º - Reescrita da paródia Cerrado Maravilhoso, produzido no projeto: Projeto Foliando com Arte no Carnaval.

7º - Produção de um texto teatral coletivo, para ser dramatizado na culminância do projeto.

8º- Apresentação teatral da Escolinha Amiguinhos do Cerrado para toda a comunidade.

9º - Avaliação escrita com os conteúdos estudados.

10º- Divulgação no blog da sala.

VII – Cronograma:

Pesquisa e estudo de textos: 01 a 05 de junho de 2009.

Relatórios: ao longo do projeto

Síntese: ao longo do projeto

Palestra e pesquisa de campo: 05/06/09

Produção do texto coletivo: 06/06/09

Apresentação do teatro à comunidade: 09/06/09

Avaliação escrita: 15/06/09

Divulgação no blog: julho de 2009.

VIII – Avaliação

Os alunos preferiram ser avaliados com uma prova escrita, porém também utilizarei outros critérios, como: interesse, participação, oralidade, criatividade, trabalho em grupo e freqüência.

Anexos:

Teatro: Escolinha Amiguinhos do Cerrado

Professora Mãe Natureza:

Bom dia Alunos!

Alunos:

Bom dia professora Mãe Natureza!

Professora Mãe Natureza:

Vou fazer a chamada:

  1. Aranha Caranguejeira Èrika
  2. Arara Azul Jéssica
  3. Anta Macho Rainaldo
  4. Bicho-homem Pedro
  5. Borboleta Eduarda
  6. Cateto Jesus
  7. Jaguatirica Aline
  8. Lobo-guará Sidnei
  9. Lobo-guará Rafael
  10. Lobo-guará
  11. Macaco Bugio Isaías
  12. Onça-Pintada Daniela
  13. Onça-pintada Jade
  14. Porco-do-mato Welinton
  15. Quati Juarez
  16. Quati Mariano
  17. Tamanduá-Bandeira Daniel
  18. Tatu Canastra Ricardo
  19. Veado Campeiro Eduarda
  20. Veado Campeiro Miréia
  21. Mariposa Gabrielle

Professora:

Como foi o final de semana de vocês?

Todos falam de uma só vez.

Bom!....

Eu vi um caçador....

Eu quase caí numa armadilha...

Professora Mãe Natureza:

Calma garotada um dia cada vez.

Fala Aranha Caranguejeira:

Aranha:

Eu esta passeando e vi um caçador...

Borboleta:

Eu estava voando por aí e vi a mata pegando fogo.

Professora Mãe Natureza:

Que tristeza!

O Bicho homem está acabando com o nosso cerrado.

Todos olham para o bicho Homem.

Ele fica triste.

A professora diz:

Nos desculpe bicho homem, sei que não é culpa sua, mas seus irmãos estão ameaçando nossas vidas.

Bicho-homem:

Eu sei, mais o que posso fazer?

Professora:

Só você pode nos ajudar, ensinando tudo que você aprendeu conosco sobre o nosso cerrado.

Para ajudar o bicho homem revisar tudo o que aprendemos, coloquei perguntas sobre todo que estudamos nesse ano nessa caixinha. Vamos brincar de “Florzinha Quente” e revisar tudo o que aprendemos.

Vamos começar?

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

  1. O que é o cerrado?

É o nome do bioma ( conjunto de vegetais e animais ) que ocorrem na região central do Brasil.

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

  1. Por que muitas árvores do cerrado são tortas, de casca grossa e baixas?

Porque os solos são pobres e com grande presença de alumínio.

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

3. Por que na estiagem muitas árvores do cerrado perdem as folhas e ficam parecendo mortas?

Ficam sem folhas para evitar a perda de água, algumas possuem raízes longas, para buscar água em profundidade.

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

4. Antigamente o cerrado cobria quase todo o território do brasileiro. Quais eram os estados onde ele era predominante?

Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito federal, oeste de Minas gerais e Bahia, o sul do Maranhão e parte noroeste de São Paulo.

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

5. Hoje resta menos de um terço da vegetação do cerrado, por que isso acontece?

O cerrado está desaparecendo devido o desmatamento.

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

6. Por que muitos animais do cerrado estão entrando em extinção?

Os animais estão desaparecendo devido, o desmatamento, a caça predatória, a pirataria de animais, as quimadas...

Florzinha Quente... Quente... Quente... Quente...Queimou!

7. Como o Bicho-Homem pode ajudar o cerrado?

Respeitando a natureza

Denunciando casos de desmatamento, queimadas...

Não poluindo...

Criando reservas de preservação como o Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros.

Professora:

Muito bem amiguinhos do cerrado!

Com essas informações o Bicho Homem poderá dar palestras e levar nossa messagem...

Bicho-homem:

Mas e se as pessoas não me ouvirem?

Professora:

Já sei! Você levará nossa mensagem através da música. Afinal a música chega melhor ao coração dos homens.

Vamos nos preparar?

1, 2, 3 e...

Cerrado Maravilhoso,

Cheio de encantos mil.

Cerrado Maravilhoso,

Coração do meu Brasil.


Berço dos bichos e das vegetações

Que vivem n’alma da gente.

E o homem mata e acaba com o ambiente,

E ele morre de repente.


Cerrado Maravilhoso,

Cheio de encantos mil.

Cerrado Maravilhoso,

Coração do meu Brasil.


Homem do mundo, não faz isso não

Preserve o meio ambiente

E cuide bem do cerrado,

Porque ele ajuda a gente.


PROJETO FOLIANDO COM ARTE NO CARNAVAL


I - Identificação:

1.Título do projeto: Projeto Foliando com Arte no Carnaval

2. Tema: História do Carnaval

3. Autores: Professora Eliane Silva Oliveira e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

4. Orientadora: Eliane Silva Oliveira

5. Parceria: Coordenadora Andréia Meneses

6. Unidade Escolar: Escola “Modelo 14 de Maio”

7. Série: 4º ano do Ensino Fundamental

8. Turma: A

9. Turno: Matutino

10. Período: 16 a 20 de fevereiro de 2009.



II.JUSTIFICATIVA:

Este projeto se justifica a partir da constatação de que o carnaval é uma espetáculo artístico e cultural que deve ser aproveitado de forma interdisciplinar, estimulando o poder criativo do educando. Aproveitando o período de carnaval e a proposta da coordenação pedagógica de realizarmos um baile de carnaval na escola, onde o 4º ano do Ensino Fundamental, série em que atuo, comporia um bloco de ANIMAIS DO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO. Elaborei este projeto, com o fim de resgatar a história do carnaval, através de atividades lúdicas e artísticas que façam os alunos despertarem o interesse pelos folguedos carnavalescos.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade de cada aluno, preparei atividades que incentivassem-nos a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.


III. OBJETIVOS:

• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas pelos mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Resgatar a história do carnaval de Cachoeira Dourada;

• Confeccionar máscaras carnavalescas e fantasias da flora e dos animais do cerrado em extinção com material reutilizável;

• Produzir textos: paródias com o tema: ANIMAIS DO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO a partir de marchinhas carnavalescas, relatórios e cartazes de propaganda ( texto informativo).


III. RECURSOS:

Áudios-visuais:

• CDS com músicas carnavalescas;
• Fichas xerocadas;
• Data show

Confecção de máscaras e fantasias:

· Cola

· Balões

· Tesoura sem ponta

· Jornais, livros e revistas velhos

· Serragem

· Tinta em diversas cores

· Pincel

· Papelão

· Papéis: color set e crepom

IV. DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Conversa inicial sobre o carnaval

2ª Etapa: Entrevistar os pais para saber sobre o carnaval de antigamente.

3ª Etapa: Comentar sobre o baile de carnaval que haverá na escola, e sobre o tema do nosso bloco.

4ª Etapa: Pesquisar quais são os animais do cerrado ameaçados de extinção.

5ª Etapa: Confeccionar máscaras dos animais do cerrado ameaçados de extinção e fantasias de carnaval

6ª Etapa: Ouvir e cantar marchinhas de carnaval;

7ª Etapa: Produzir paródia coletivamente com o tema: animais do cerrado;

8ª Etapa: Participar do baile de carnaval vestidos com as fantasias e mascaras confeccionadas e cantando a paródia produzida.

Avaliação:

A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua das habilidades artísticas. Levando em conta: Interesse, Freqüência, Participação nas atividades individuais e em grupo bem como o entusiasmo na participação do baile de carnaval.


CONCLUSÃO:

Este Projeto, foi concluído no dia 22 de fevereiro, com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula:
Paródia;
Cartazes;
Mascaras e fantasias.
Fechando toda a programação com desfile dos blocos carnavalesco e um baile de carnaval, onde todos nos divertimos muito.